Qual o papel do advogado na recuperação judicial?


Qual o papel do advogado na recuperação judicial?

A recuperação judicial se trata de um recurso judicial, onde empresas que estão passando por apuros financeiros podem recorrer para evitar a falência. Leia tudo sobre recuperação judicial nesse texto aqui.

Por ser um processo, em sua maioria das vezes longo, uma boa assessoria jurídica é fundamental antes, durante e depois do processo de recuperação judicial.


Confira no texto abaixo, qual o papel do advogado na recuperação judicial.

O papel do advogado no pedido de recuperação judicial

É importante pontuar que não há um momento certo para se fazer um pedido de recuperação judicial. Nesse caso é imprescindível uma avaliação do cenário financeiro da empresa para enxergar outras alternativas que possam ser utilizadas para superar as dificuldades.

Para o pedido de recuperação judicial ser aceito, a dificuldade tem que ser real e de difícil superação sem o auxílio judicial, primeiro porque se o pedido é desnecessário, pode ser visto como um calote aos credores, e segundo porque isso vai dificultar novos negócios e financiamentos.

O papel do advogado começa no auxílio da elaboração do plano de recuperação. O plano de recuperação judicial é a forma que a empresa tem de apresentar a seus credores um diagnóstico de sua situação com as soluções para sanar sua situação de falência.

É, portanto, um documento de grande importância na definição dos rumos da empresa. Por isso deve ser elaborado de forma cuidadosa e por profissionais especializados. Estando a documentação exigida em ordem, o juiz determinará o processamento da recuperação judicial.

Durante o processo de recuperação

O advogado, ou a equipe de assessoria estará presente em todo o acompanhamento judicial do pedido, por meio da contestação de ações dos credores, formulação de pedidos ao administrador judicial, renegociação de dívidas, entre outras atividades.


Alguns dos serviços prestados por advogados no processo de recuperação judicial são:


  • Ajuizamentos

  • Consultoria Jurídica

  • Confecção e revisão de contratos

  • Notificação Judicial

  • Defesa em ações contrárias

Leia também: Livraria cultura: Entenda o caso de recuperação judicial

Rua São Bento, 365 - 12º Andar - Centro - São Paulo, SP 01011-100

Email: contato@iidaematielo.adv.br
Tel:  (11) 5087-1800

© 2020 por Iida e Matielo.