Planejamento Jurídico: A melhor forma de gerenciar seu escritório de advocacia


Se existe algo que é importante para pequenas, médias e grandes empresas e escritórios de advocacia é o planejamento jurídico. Se você está lendo este artigo, provavelmente já tem isso em mente, então não se preocupe: vamos direto ao ponto.


A melhor forma de gerenciar seu escritório ou departamento de advocacia é com um planejamento jurídico e estratégico completo. Por que?


O planejamento estratégico jurídico representa o aproveitamento de um estudo jurídico profundo de maneira a traçar estratégias que alinhem os objetivos da organizaçãopodem ser eles parte do planejamentos estratégicos nas mais diversas áreas que envolvem a atividade empresarial exercida: vendas, marketing, financeiro e gerenciamento de pessoas aos mecanismos legais adequados.


O planejamento jurídico cumpre um papel de antecipação de riscos e conflitos, podendo eliminá-los ou minimizá-los, evitando problemas futuros.


Veja agora os tópicos mais importantes que precisam estar no seu planejamento jurídico:


Compliance


Compliance do verbo em inglês, to comply significa estar em conformidade com as leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos. Têm o papel de criar mecanismos para minimizar riscos e guiar o comportamento de empresas diante do mercado em que atuam.


Funciona como um sistema de controle interno que permite esclarecer e proporcionar maior segurança tanto para os que estão de fora, como para os colaboradores.

Elabore um código de conduta, de linguagem acessível disseminando as informações para os funcionários saibam da importância de seguir os padrões estabelecidos no código de conduta.


  • O compliance reduz a incidência de fraudes e desconformidades, que geram desvios de recursos.

  • Evita riscos de sanções legais, perdas financeiras e perda de reputação.

  • Aumenta a qualidade das decisões dentro da Organização, reduzindo o custo operacional.

  • Todos estes fatores repercutem diretamente no aumento da eficiência na gestão e no desempenho da Organização.



Planejamento Societário


O planejamento societário consiste na elaboração de diversos documentos e procedimentos que funcionarão como um guia para as relações entre sócios, entre sócio e negócio e, ainda, entre sócio e sociedade. Através do planejamento se dispõe os direitos e deveres de cada sócio e da sociedade, bem como define previamente como resolver questões litigiosas possíveis de acontecer.


São levantadas questões oportunas do cenário empresarial, tais como crescimento, investimentos, participações nos resultados, saída de sócio, decisões, entre outras. Estabelecido de comum acordo, o planejamento determina qual será o papel dos sócios em cada uma dessas situações.


Planejamento Tributário


Planejamento tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela.


O objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa. Isso quer dizer reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio – o que é chamado de elisão fiscal.


Sendo os impostos um dos fatores que atrapalham isso, você aumenta sua competitividade no mercado ao oferecer um preço de venda mais baixo.