Contabilidade Gerencial: Por que ela é importante para a sua empresa?


Contabilidade Gerencial: Por que ela é importante para a sua empresa?

A contabilidade gerencial tem um papel fundamental na gestão de pequenas e médias empresas, pois além de estar diretamente conectada com a contabilidade financeira, permitindo que você conheça com mais profundidade o cenário econômico da sua empresa, ela é um pilar importante nas tomadas de decisões estratégicas do seu negócio.


Desse modo, a contabilidade gerencial vai trazer informações para os administradores das empresas, e assim estará presente em todos os níveis para ajudar a organização a atingir seus objetivos e metas.


Acompanhe esse post e entenda melhor qual sua importância na gestão de negócios.


Afinal, o que é a contabilidade gerencial?


A contabilidade gerencial é um conjunto de técnicas e procedimentos que analisam as informações geradas pela contabilidade financeira através de seus lançamentos, esses que compõem relatórios obrigatórios por lei como o balanço patrimonial, DRE, entre outras demonstrações contábeis.


Desse modo, fornecem informações financeiras valiosas para o processo de tomada de decisão nas empresas e com base na fomentação de planilhas e relatórios, molda-se estratégias e planejamentos para encaminhar sua empresa aos objetivos.


É possível também comparar o seu negócio com os concorrentes e usar as informações do mercado para compreender mais profundamente o setor em que está inserido, podendo até fazer previsões e tendências para o futuro do seu negócio.


Diferenças entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira


A primeira diferença entre a contabilidade gerencial e a financeira, é que a gerencial é voltada para os usuários internos da empresa. Ou seja: gestores, administradores e funcionários. A contabilidade financeira é voltada para o público externo, os fornecedores, investidores, até o próprio governo são os usuários dessas informações.


Existe também, uma diferença legal entre elas: a contabilidade financeira entrega informações obrigatórias por lei e para os acionistas das empresas, devendo respeitar algumas normas legais e princípios da contabilidade. Enquanto a contabilidade gerencial está preocupada em entregar informações que façam com que o administrador da empresa consiga tomar suas decisões de maneira mais fácil e ágil, porém não é obrigatório por lei.


E por isso outra diferença:


A periodicidade de informações. No caso da contabilidade gerencial, você molda isso de acordo com as necessidades da sua empresa e a contabilidade financeira, dependendo do ramo de atividade, tem tempo determinado para entregar essas informações.


Tipos de relatórios


É muito importante entender quais são os objetivos e metas do seu negócio, e só então é possível saber quais os tipos de relatórios você precisa. A contabilidade gerencial é capaz de analisar:


  • Relatórios de contas a receber;

  • Relatórios de contas a pagar;

  • Relatórios de inadimplentes;

  • Relatórios de vendas;

  • Relatórios de clientes.

Então por que a contabilidade gerencial é importante?


A contabilidade gerencial é uma ferramenta que permite que a gestão de um negócio seja capaz de enxergar melhor o que está por trás dos números da empresa. Dessa forma, a informação obtida e avaliada pela equipe contábil pode orientar as decisões que moldarão o futuro do negócio e servir como base para a avaliação e minimização de riscos do processo de tomada de decisões.


Leia também: O que é recuperação extrajudicial?