Como tirar minha empresa do vermelho?


Como tirar minha empresa do vermelho?
Como tirar minha empresa do vermelho?

Quer saber como tirar sua empresa do vermelho? Primeiro é preciso considerar que existem diversos fatores que contribuem para a tão aterrorizante conta bancária negativa. Mas que também é um processo que quase todo mundo passa, e em muitos casos é um quebra cabeça que pode ser resolvido!


Aprenda como tirar sua empresa do vermelho lendo as dicas essenciais que separamos para te ajudar nesse processo. Investir na contabilidade geral na sua empresa por exemplo, vai te ajudar em muito financeiramente. Além de identificar cortes de custos, também te ajuda com previsões e tendências para o futuro da sua empresa.


Confira mais dicas abaixo para saber como reverter o fluxo de caixa negativo da sua empresa:


Conheça a situação financeira da sua empresa


Antes de tudo você precisa saber identificar de onde vieram os problemas financeiros. Estar no vermelho é alerta para sua empresa, de forma que a situação deve ser analisada e resolvida com muita seriedade. Afinal quando as finanças vão mal, tudo vira uma bola de neve.


O segundo passo é fazer um fluxo de caixa projetado. Com ele você faz um projeção à frente das contas a pagar e a receber. Dessa forma, você tem uma visão da média de receitas, consegue programar os vencimentos das contas e ter uma visão muito mais clara em quando você poderá investir ou cortar custos, por exemplo.


Renegocie suas dívidas


Negociar com um fornecedor é uma boa alternativa para conseguir uma redução de custos. Por exemplo, se o que você precisa é um pouquinho mais de prazo, é valido tentar conversar, ao invés de pagar os juros de atraso.


Além disso, tendo um fluxo de caixa projetado, você saberá exatamente quando terá o dinheiro para pagar os fornecedores!


Em alguns casos, torna-se mais barato solicitar um empréstimo a juros baixos e quitar todas as dívidas de uma vez. Contudo, isso precisa ser avaliado conforme o contexto de cada empresa e, claro, é preciso ter cuidado com os juros abusivos em empréstimos.


Separe contas pessoais e empresariais


Um dos maiores motivos que levam à desorganização financeira, principalmente entre as pequenas e médias empresas é a mistura das contas pessoais e empresariais!


Se você está dentro dessas estatísticas, procure urgentemente o gerente do seu banco e faça a troca.


Estabeleça um pró-labore e registre como gasto fixo da empresa lá no fluxo de caixa projetado, lembra? Depois disso, deve registrar o lucro do negócio, deixando-o na conta da empresa para investir em seu futuro.


Combata a inadimplência


A inadimplência também é um dos motivos que mais prejudicam as empresas, afinal, se o cliente não paga não entra dinheiro, certo?


Existem diversos sistemas de cobrança eficazes na recuperação de crédito e que até incentivam ao pagamento, como a cobrança amigável e a régua recobrança.


Contudo, dependendo da situação, investir numa empresa terceirizada de cobrança pode ser mais barato e mais eficiente já que eles são especialistas no assunto.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.


Leia também: Contabilidade Gerencial - Por que ela é importante para a sua empresa?