Advogado home office: trabalho remoto na advocacia




É possível ser advogado home office?


No início da pandemia, esse era o medo da maioria de nós. Mas com a recomendação de isolamento social para conter o contágio pelo COVID-19, tivemos que nos adaptar.


Conseguimos enxergar que o trabalho home office traz uma série de possibilidades para profissionais do setor jurídico.


A tecnologia mudou esse cenário. Advogados e advogadas sequer precisam estar no mesmo espaço para trabalhar em equipe. Com o processo eletrônico, por exemplo, ele ou ela podem protocolar uma ação usando qualquer computador habilitado.


Hoje em dia, com boas ferramentas e conexão com a internet, é possível exercer o trabalho remoto na advocacia da mesma forma como o realizado presencialmente. E sem perder a qualidade.


Vantagens do advogado home office


O maior benefício do home office é a economia. Nesse modelo de trabalho você poupa o investimento que teria para montar um escritório de advocacia e também outros gastos, como transporte diário.


Além do mais, você ganha tempo. Não tendo que se deslocar todos os dias para o escritório, você não poupa só dinheiro: poupa também tempo, principalmente em grandes cidades.



Organize seu escritório remoto


Você não precisa montar um escritório completo em sua casa, principalmente se você atua como advogado home office com flexibilidade. Porém, é interessante ter um espaço reservado apenas para o trabalho, com seus materiais e ferramentas à disposição.


Assim, você garante um ambiente confortável e sem distrações que possam atrapalhar seu rendimento.


Crie de um espaço exclusivo e afastado da TV e outras distrações para conseguir manter o foco e a produtividade nas tarefas, além de evitar, caso o profissional more com sua família, que a vida pessoal se misture com a profissional.


Leia também: Contabilidade Gerencial — Por que ela é importante para a sua empresa?


Mantenha uma rotina de trabalho


Estabelecer horários de trabalho e focar em atividades durante este período são práticas que podem fazer a diferença.


Procure encontrar o seu ritmo de trabalho e entender o que faz sentido para você: começar mais cedo ou mais tarde? Fazer pausas para o café? Ouvir música ou ficar em silêncio? Não existe uma fórmula, existe o que se encaixa para você.


Outro ponto importante na rotina de trabalho home office na advocacia, é informar sobre esse modelo de trabalho aos seus clientes e seus critérios de funcionamento, para que todos estejam seguros sobre o que esperar.


Para as reuniões, você pode se encontrar com os clientes em cafeterias ou outros locais, como coworkings. Há vários coworkings que oferecem salas de reuniões muito bem equipadas, que podem suprir a necessidade de um encontro presencial.



Aposte nas melhores ferramentas


Um bom home office só pode acontecer caso o advogado tenha se modernizado o suficiente pra isso, desde a utilização de Skype e WhatsApp para se comunicar com o resto dos colaboradores do escritório, e principalmente ferramentas que estimulem e organizem sua produtividade


A grande estrela do "novo normal" é a videoconferência. Aplicativos como Zoom e Google Meet tornam possível um contato "próximo" com clientes e colegas de escritório.

Ferramentas de gerenciamento de atividades podem ajudar a delegar tarefas, por exemplo. Editores de texto na nuvem podem facilitar o trabalho simultâneo.


Você vai perceber que o seu tempo vai ser melhor aproveitado quando sincronizar agendas digitais e usar ferramentas para distribuir as atividades, por exemplo. O mundo está nas nuvens.


Leia também: Nova Lei de Recuperação Judicial e Falências

Rua São Bento, 365 - 12º Andar - Centro - São Paulo, SP 01011-100

Email: contato@iidaematielo.adv.br
Tel:  (11) 5087-1800

© 2020 por Iida e Matielo.